20.4 C
Kóka
sexta-feira, 1 agosto, 2025 7:27: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Europa ultrapassa EUA em ajuda prometida à Ucrânia

A Europa ultrapassou os Estados Unidos no montante de ajuda destinado à Ucrânia, com o total de compromissos de apoio europeu sendo agora duas vezes maior.

A Europa ultrapassou os Estados Unidos no montante de ajuda destinado à Ucrânia, com o total de compromissos de apoio europeu sendo agora duas vezes maior.

Um think tank alemão, o Kiel Institute for the World Economy, pesquisou anúncios de apoio feitos entre 24 de janeiro de 2022 e 31 de julho de 2023.

Em um relatório divulgado na quinta-feira (7), o think tank afirma que os estados-membros e organizações da UE prometeram um total de cerca de 131,9 bilhões de euros, ou cerca de 141 bilhões de dólares, enquanto os EUA se comprometeram com 69,4 bilhões de euros, ou cerca de 74 bilhões de dólares, em apoio a Kiev.

O instituto diz que essa é a primeira vez que a Europa ultrapassa os EUA na ajuda prometida à Ucrânia desde o início da invasão russa.

O instituto cita, como principal motivo, o novo pacote de apoio plurianual de 50 bilhões de euros da UE a ser entregue à Ucrânia entre 2023 e 2027.

A Alemanha também anunciou um pacote militar de quatro anos no valor de cerca de 10,5 bilhões de euros a ser entregue até 2027.

Esses novos pacotes plurianuais colocaram a Europa no topo da lista de doadores.

Um pesquisador do Instituto Kiel diz: “A duplicação da ajuda da UE é uma mudança notável em comparação com o primeiro ano da guerra, quando os EUA claramente lideravam o caminho”.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img