O Departamento do Tesouro dos EUA anunciou que dois novos grupos de trabalho, sobre questões econômicas e financeiras, foram criados, com a China.
Um comunicado divulgado pelo departamento na sexta-feira (22), disse que o grupo de trabalho econômico será liderado pelo Tesouro dos EUA e pelo Ministério das Finanças da China. O grupo de trabalho financeiro será liderado pelo Tesouro dos EUA e pelo Banco Popular da China.
Os dois lados realizarão reuniões regulares em nível vice-ministerial e se reportarão à secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e ao vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng.
A declaração diz que a formação dos grupos de trabalho se baseia no consenso alcançado entre Yellen e He durante sua visita a Pequim em julho.
A criação dos dois grupos de trabalho também segue a viagem da secretária de comércio dos EUA, Gina Raimondo, a Pequim em agosto.
Raimondo se reuniu com o primeiro-ministro chinês Li Qiang e outros líderes para discutir os laços comerciais e as preocupações com a segurança nacional.
Posteriormente, ela disse que os EUA não negociarão questões de segurança nacional e garantirão que as empresas americanas sejam tratadas de forma justa.
As atenções estão voltadas para a possibilidade de os dois países melhorarem suas relações em meio ao conflito contínuo sobre tecnologias avançadas, como semicondutores.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am