O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, visitou a Rússia para conversações com seu colega russo, Sergey Lavrov, enquanto o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, reuniu-se com o vice-presidente da China, Han Zheng, em Nova York.
Wang encontrou-se com Lavrov em Moscou na segunda-feira (18). Wang disse que a China e a Rússia precisam agir como potências mundiais líderes e cumprir suas responsabilidades internacionais diante dos crescentes ventos contrários, como movimentos hegemônicos e confrontos entre blocos.
Lavrov enfatizou a importância da cooperação entre a China e a Rússia para garantir a justiça em questões globais.
Suas conversações, provavelmente, abordaram a invasão da Ucrânia pela Rússia. Lavrov pode ter informado Wang sobre o que o presidente Vladimir Putin discutiu nas recentes reuniões de cúpula com o ditador norte-coreano Kim Jong Un.
Os dois também podem ter discutido um plano para realizar uma cúpula China-Rússia à margem do Fórum do “Belt and Road para Cooperação Internacional”, programado para outubro na China. Putin deve participar do fórum a convite do presidente chinês Xi Jinping.
O secretário de Estado dos EUA, Blinken, e o vice-presidente chinês, Han, reuniram-se à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova York. As conversações podem ter sido destinadas a preparar o caminho para uma cúpula EUA-China, possivelmente à margem das reuniões dos líderes da ASEAN, que os EUA sediarão em novembro.
Outra reunião de alto nível entre os EUA e a China ocorreu no fim de semana, com o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, reunidos em Malta.
- Hildegarda de Bingen e a cerveja - 12 de fevereiro de 2026 6:12 am
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
















