Segundo a NHK, estudantes japoneses enviaram cartas aos Estados Unidos para agradecer a ajuda humanitária após o Grande Terremoto de Kanto, que atingiu Tóquio e arredores em 1º de setembro, há exatamente 100 anos.
Após o grande terremoto, o Japão recebeu ajuda humanitária de países do mundo todo, inclusive dos EUA.
Uma equipe de pesquisa da Universidade de Tohoku, no nordeste do Japão, afirma ter encontrado um total de 744 cartas escritas em inglês por estudantes japoneses.
Eles dizem que as cartas foram guardadas por descendentes do presidente dos EUA, Calvin Coolidge, que esteve no cargo de 1923 a 1929.
Eles também dizem que um grupo chamado Associação de Estudantes Japoneses convocou universidades e outras escolas em todo o país para escrever as cartas e as enviou ao governo dos EUA em maio de 1924.
Nas cartas, os estudantes expressam gratidão pela ajuda dos EUA e dizem que transmitirão seus agradecimentos a seus descendentes. Eles também dizem que suas cidades foram destruídas pelo terremoto, mas que estão determinados a restaurá-las.
Na época, o Japão tinha relações frias com os Estados Unidos, onde havia um movimento para expulsar os imigrantes japoneses. Mas os EUA forneceram ao Japão uma ajuda generosa, incluindo bens e doações em dinheiro.
A equipe de pesquisa afirma que os estudantes podem ter tentado melhorar as relações entre os dois países ao enviar as mensagens amigáveis.
O líder da equipe, Ono Yuichi, do International Research Institute of Disaster Science da Universidade de Tohoku, diz que as cartas mostram que os laços entre as pessoas, independentemente de situações sociais ou relações internacionais, são importantes para a construção da paz.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am