22 C
Kóka
quinta-feira, 31 julho, 2025 5:47: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Enchentes na Líbia podem ter deixado mais de 2 mil mortos e 10 mil desaparecidos

Inundações causadas por fortes chuvas no leste da Líbia deixaram mais de 2.000 pessoas mortas. Uma organização internacional estima que cerca de 10.000 estão desaparecidas.

Inundações causadas por fortes chuvas no leste da Líbia deixaram mais de 2.000 pessoas mortas. Uma organização internacional estima que cerca de 10.000 estão desaparecidas.

As fortes chuvas que persistiram na cidade de Derna nos últimos dias causaram inundações na segunda-feira (11), varrendo casas em áreas residenciais.

A mídia do Oriente Médio citou um alto funcionário do governo do leste da Líbia dizendo que o número de mortos ultrapassou 2.000.

O relatório diz que o desastre causou danos extensos não apenas a Derna, mas também às cidades vizinhas, porque a inundação ocorreu à noite e estourou barragens.

Na terça-feira (12), um funcionário da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, International Federation of the Red Cross and Red Crescent Societies ou IFRC, falou sobre o desastre em uma coletiva de imprensa on-line da ONU.

Tamer Ramadan, chefe da delegação da IFRC na Líbia, disse que cerca de 10.000 pessoas estão desaparecidas em Derna e em quatro cidades vizinhas.

Ele acrescentou que o número de mortos é impressionante e pode chegar a milhares.

Ramadan conclamou a comunidade internacional a fornecer todo o apoio possível às equipes de emergência na Líbia.

A nação do norte da África está dividida em facções políticas opostas do leste e do oeste, cada uma com seu próprio primeiro-ministro.

Existe a preocupação de que a turbulência política no país possa dificultar a avaliação dos danos, as operações de resgate e a entrega de suprimentos de ajuda.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img