Ícone do site Radio Shiga

Empresas japonesas oferecem subsídios maiores para homens em licença para cuidar de filhos

As empresas japonesas estão oferecendo incentivos em dinheiro para encorajar mais trabalhadores do sexo masculino a tirar licença para cuidar de filhos.

A maior corretora do Japão, a Nomura Securities, disse que oferecerá subsídios especiais a todos os funcionários que tirarem licença para cuidar de filhos por um mês ou mais, a partir do próximo mês.

O valor da indenização será equivalente a 10% de seu salário básico anual.

A empresa afirma que apenas 12% de seus funcionários homens tiraram licença para cuidar de recém-nascidos no último ano fiscal. Muitos optaram por uma licença remunerada de cinco dias para minimizar o impacto em seus contracheques e empregos.

Kamijima Motohiro, da Nomura Holdings, disse: “Queremos promover o crescimento e as habilidades para a vida de nossos funcionários por meio da licença para cuidar de crianças. Acreditamos que é muito importante que eles tirem licenças de longo prazo – mais de um mês”.

A empresa imobiliária Daiwa Lease expandiu seu sistema em abril, para recompensar os funcionários que tiram férias para cuidar de seus filhos.

Os funcionários têm direito a subsídios de até 1 milhão de ienes, ou 6.800 dólares, dependendo da duração da licença. O benefício também se aplica às trabalhadoras cujos maridos tiram férias para cuidar dos filhos.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde do Japão constatou que 17% dos homens elegíveis tiraram licença para cuidar de crianças no último ano fiscal. Esse número representa apenas cerca de um terço da meta do governo de 50% até 2025.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile