O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, visitou instalações militares no Extremo Oriente da Rússia e deve voltar para casa neste domingo (17).
No sábado (16), Kim visitou um aeroporto localizado nos arredores de Vladivostok. Ele foi recebido pelo ministro da defesa russo, Sergei Shoigu.
O ditador norte-coreano teria inspecionado um Tupolev-95 e outros bombardeiros estratégicos de longo alcance, que são capazes de transportar armas nucleares.
Mais tarde, Kim inspecionou a Frota do Pacífico da Marinha Russa em Vladivostok. A bordo de uma fragata, ele teria recebido informações sobre o míssil de cruzeiro Kalibr e outras armas.
À noite, Kim assistiu a uma apresentação do balé “A Bela Adormecida”, de acordo com o governador regional, que o acompanhou.
A visita de Kim ao Extremo Oriente começou na terça-feira (12). Ele realizou uma reunião de cúpula com o presidente Vladimir Putin no centro espacial Vostochny na quarta-feira (13). Sua visita às instalações militares sugere que a Coreia do Norte e a Rússia estão se aproximando para tentar forjar laços militares mais estreitos.
Um ex-diplomata russo lotado em Pyongyang disse à NHK que a cúpula entre Kim e Putin provavelmente levará à cooperação em tecnologia militar nos bastidores.
Alexander Zhebin, que agora pertence à Academia Russa de Ciências, disse que várias restrições e possibilidades teriam que ser levadas em conta para que essa colaboração ocorresse.
Espera-se que Kim mantenha conversações com autoridades regionais antes de voltar para a Coreia do Norte em um trem especial. Ele deverá partir já no domingo.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am