A NBC News, dos Estados Unidos, informou que os assessores do presidente Joe Biden pediram ao embaixador no Japão, Rahm Emanuel, que parasse de postar mensagens nas mídias sociais provocando o presidente chinês, Xi Jinping.
A rede informa que os assessores fizeram a solicitação na quarta-feira (20), citando três funcionários do governo, que falaram sob condição de anonimato.
Em uma publicação em 7 de setembro, Emanuel ironizou o ex-ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, que desapareceu das funções públicas em junho, e o ministro da Defesa, Li Shangfu, que não é visto desde o final de agosto.
Ele escreveu: “A formação do gabinete do presidente Xi agora se assemelha ao romance And Then There Were None, de Agatha Christie”, e acrescentou: “Quem vai ganhar essa corrida do desemprego?”
Uma semana depois, ele publicou outra mensagem incisiva. “Como Shakespeare escreveu em Hamlet, ‘Algo está podre no reino da Dinamarca’.”
A reportagem da NBC relata que as autoridades do Conselho de Segurança Nacional disseram à equipe de Emanuel que seus comentários poderiam prejudicar os esforços para estreitar os laços com a China e marcar uma reunião entre Biden e Xi neste outono.
Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU na terça-feira (19), Biden disse que era vital administrar a competição entre os Estados Unidos e a China para “não entrar em conflito”.
A reportagem da NBC citou um funcionário da Casa Branca dizendo que os tweets de Emanuel “não estão de acordo com a mensagem que sai deste prédio”.
A NBC News diz que um porta-voz de Emanuel classificou a reportagem como “absolutamente falsa”.
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am
- Mulheres participam pela 1ª vez de festival centenário no Japão - 5 de agosto de 2025 5:46 am
- Índice Nikkei 225 cai brevemente abaixo de 40 mil pontos - 5 de agosto de 2025 4:57 am