O arquiteto japonês Ban Shigeru disse que cooperará na construção de uma ala cirúrgica pertencente a um hospital na cidade ucraniana de Lviv, no oeste do país, para fornecer tratamento às pessoas que foram feridas na invasão russa do país.
O prefeito de Lviv, Andriy Sadovyy, e o arquiteto de renome mundial revelaram o plano em uma coletiva de imprensa na terça-feira (5), em Tóquio.
Eles disseram que pretendem iniciar a construção da ala hospitalar usando madeira ucraniana no próximo verão. Esperam arrecadar cerca de 80 milhões de dólares para os custos de construção e contam com o apoio da comunidade internacional.
O prefeito teria pedido a Ban que projetasse o prédio.
Ban enfatizou que “precisamos construir imediatamente, mesmo antes do fim da guerra”.
Sadovyy disse que a Ucrânia está lutando para proteger sua independência e precisa da experiência do Japão, indicando seu desejo de aplicar o conhecimento e as tecnologias do Japão para melhorar o atendimento médico.
Cerca de 150.000 pessoas deslocadas internamente estariam vivendo em Lviv após fugirem dos ataques russos nas regiões leste e sul da Ucrânia. A cidade tem uma população de cerca de 700.000 habitantes.
Mais de 15.000 pessoas feridas teriam recebido tratamento na cidade.
- Programa Disco Friends celebra 17 anos de sucesso na web - 18 de março de 2026 10:17 am
- Quatro mortos em colisão de barco de pesca em Aomori - 18 de março de 2026 4:52 am
- Japão aprova projeto para endurecer triagem de capital externo - 18 de março de 2026 4:45 am






















