Voluntários começaram a limpar residências em uma cidade na província de Tottori, no oeste do Japão, onde a tempestade tropical Lan atingiu na semana passada.
Na segunda-feira (21), o conselho de bem-estar social da cidade de Yazu começou a aceitar pessoas da região como voluntários para participar do trabalho de recuperação. No primeiro dia, 10 moradores locais e seis autoridades da província se reuniram.
No jardim de uma casa no distrito montanhoso de Ochiiwa, os voluntários removeram a lama e as pedras deixadas para trás por um córrego que transbordou.
Um morador, de 54 anos, disse que estava grato pela ajuda, pois tinha sido difícil para sua família remover tantas pedras sozinha.
Um voluntário de 25 anos disse que são necessárias pessoas para ajudar em locais onde máquinas pesadas não podem entrar. Ele disse que fará o possível para devolver as casas afetadas ao seu estado original.
O conselho de bem-estar social continuará recrutando voluntários entre os habitantes da cidade e planeja analisar o que pode ser feito, levando em conta a situação dos danos.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am