Uma cerimônia foi realizada na Ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, para lembrar os mortos durante uma batalha violenta, perto do fim da Segunda Guerra Mundial.
Na sexta-feira (11), foram feitas orações em um antigo cemitério para cidadãos japoneses nos subúrbios de Davao, a cidade central da Ilha de Mindanao. Cerca de 150 participantes depositaram flores em homenagem às vítimas japonesas e filipinas.
Antes da guerra, muitos japoneses viviam e trabalhavam na área de Davao para produzir cânhamo – um material essencial para cordas de navios e outros suprimentos militares. A população japonesa teria chegado a 20.000 pessoas em seu auge, a maior do Sudeste Asiático na época.
Mas os combates entre as tropas japonesas e americanas em 1945 forçaram muitos civis e soldados a fugir para as montanhas. Acredita-se que mais de 9.000 pessoas tenham morrido de doenças e fome.
Uma japonesa, de 92 ano,s estava entre as pessoas que participaram da cerimônia. Ela disse que seu pai e seu irmão morreram nas montanhas. Segundo ela, não havia comida e nenhum lugar para ir. Ela disse esperar que a guerra não volte a acontecer.
A legisladora japonesa, Shiomura Ayaka, perdeu um parente na batalha nas Filipinas. Ela disse que participou da cerimônia pela primeira vez e ficou sabendo que havia muitos cidadãos japoneses em Davao que foram afetados pela guerra. A parlamentar disse que sentiu que deveria pensar novamente sobre o significado da paz.
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am
- Enchentes-relâmpago matam mais de 40 na Caxemira indiana - 16 de agosto de 2025 1:34 am
- Simulação de caça a ursos é realizada em Sapporo - 16 de agosto de 2025 1:27 am