Um memorial foi realizado na terça-feira (22), em Okinawa para as vítimas do ataque de um submarino americano a um navio que evacuava centenas de crianças japonesas durante a Segunda Guerra Mundial.
O Tsushima Maru estava se dirigindo a Nagasaki em 22 de agosto de 1944, transportando crianças em idade escolar e outras pessoas que estavam sendo evacuadas de Okinawa, quando foi torpedeado por um submarino dos EUA ao largo da província de Kagoshima.
Morreram no ataque 1.484 pessoas, incluindo cerca de 800 crianças.
Cerca de 250 pessoas, incluindo sobreviventes e familiares enlutados, compareceram ao serviço memorial na cidade de Naha, Okinawa, no 79º aniversário do incidente.
Eles fizeram orações silenciosas pelas vítimas, bem como por uma das sobreviventes do ataque, Taira Keiko, que compartilhava suas experiências com as pessoas e que faleceu em julho, aos 88 anos.
O sobrevivente Takara Masakatsu perdeu nove membros da família, incluindo seus pais e irmãos, no ataque.
Durante a cerimônia, Takara Masakatsu, de 83 anos, disse que há combates não apenas na Ucrânia, mas também em outras partes do mundo, e que foram relatadas situações de tensão em Okinawa. Ele enfatizou que a tragédia da guerra não deve se repetir.
Após a cerimônia, Takara relembrou Taira. Ele disse que nenhum outro sobrevivente poderia falar sobre o Tsushima Maru tão bem quanto Taira, mas ele quer fazer o seu melhor para passar sua experiência adiante.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am