Taiwan anunciou que o vice-presidente, Lai Ching-te, fará uma escala em Nova York e São Francisco neste mês, em sua viagem de ida e volta ao Paraguai. Ele participará da posse do novo presidente do país sul-americano.
O vice-ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Alexander Tah-ray Yui, falou na quarta-feira (2), sobre a viagem de Lai, que será como enviado especial da presidente Tsai Ing-wen.
De acordo com o itinerário, Lai sairá de Taiwan em 12 de agosto e chegará a Nova York no mesmo dia.
Ele permanecerá no Paraguai de 14 a 16 de agosto e retornará a Taiwan em 18 de agosto, passando por São Francisco.
A programação de Lai durante os trânsitos nos EUA ainda está sendo planejada.
Quando a escala de Lai nos EUA foi anunciada no mês passado, o Ministério das Relações Exteriores da China disse que a China se opõe firmemente a qualquer forma de interação oficial entre os EUA e Taiwan.
Yui enfatizou na coletiva de imprensa de quarta-feira que os vice-presidentes de Taiwan já passaram pelos EUA em várias ocasiões. Ele disse: “Isso não deve criar desconforto para outras partes ou se tornar uma desculpa para aprofundar o conflito”.
Espera-se que Lai concorra à presidência de Taiwan na eleição de janeiro próximo.
Embora tenha se tornado habitual que possíveis candidatos à presidência visitem os EUA, é provável que a China tome alguma forma de contramedida, dependendo do que Lai disser ou fizer durante sua viagem.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















