O Ministério da Defesa da Ucrânia afirma que suas tropas recapturaram um assentamento na região sul de Zaporizhzhia, no mais recente progresso em sua contraofensiva contra os militares russos.
A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, disse na segunda-feira (28), que Robotyne foi liberada e que as forças ucranianas estão se movendo para o sudeste.
Robotyne leva ao centro rodoviário e ferroviário de Tokmak. Também fica a cerca de 70 quilômetros da cidade-chave de Melitopol, perto do Mar de Azov.
A libertação de Robotyne significa que as forças ucranianas romperam as posições defensivas russas mais densas perto do assentamento, que apresentam campos minados e valas.
Mas o Instituto para o Estudo da Guerra disse no domingo (27), que as próximas posições defensivas da Rússia parecem ser “compostas por um conjunto relativamente mais contíguo de valas antitanque e obstáculos antitanque de dentes de dragão”.
Enquanto isso, os ataques russos causaram mortes de civis.
O chefe do gabinete do presidente da Ucrânia, Andriy Yermak, disse na segunda-feira que um ataque com mísseis deixou duas pessoas mortas e cinco feridas na região central de Poltava.
O governador da região de Kharkiv, no leste do país, disse que um bombardeio russo matou uma pessoa. O governador da região de Kherson, no sul, disse que uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em um ataque a casas.
Também na segunda-feira, o Ministério da Defesa da Rússia disse que drones foram derrubados na região ocidental de Bryansk, que faz fronteira com a Ucrânia e perto de Moscou.
O prefeito de Moscou disse que o ataque não causou danos, mas as autoridades russas estão em alerta máximo após uma série de ataques com drones.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am

