As autoridades meteorológicas do Japão estão alertando os residentes das regiões de Okinawa e Amami, no sudoeste do país, para que se preparem para um tufão que se aproxima.
O tufão Khanun trará ventos violentos, mares agitados e ondas de tempestade para as regiões até quarta-feira (2).
A Agência Meteorológica informou que, às 18 horas de segunda-feira (31), o tufão estava 300 quilômetros ao sul da Ilha Minami-Daitojima e se deslocava para o norte-noroeste a 15 quilômetros por hora.
A tempestade tinha uma pressão atmosférica central de 945 hectopascals e estava com ventos de até 162 quilômetros por hora perto de seu centro, com rajadas de 216 quilômetros por hora.
As condições nas ilhas da Prefeitura de Okinawa e na região de Amami, na Prefeitura de Kagoshima, estão ficando mais tempestuosas à medida que o tufão se aproxima.
Espera-se que o tufão se desloque gradualmente para o oeste, aproximando-se de Okinawa e Amami até quarta-feira.
As autoridades meteorológicas dizem que os ventos nas regiões podem ser fortes o suficiente para derrubar caminhões em movimento.
Espera-se que a velocidade máxima do vento seja de 90 quilômetros por hora em Okinawa e de 54 quilômetros por hora em Amami. As rajadas de pico podem chegar a 126 quilômetros por hora.
As autoridades dizem que, nesta terça-feira (1), os ventos aumentarão para até 144 quilômetros por hora em Okinawa e até 90 quilômetros por hora em Amami.
Espera-se que o tufão atinja as duas regiões com chuvas torrenciais, despejando até 120 milímetros em Okinawa e Amami no período de 24 horas até a noite de terça-feira.
Há previsão de mais 100 a 200 milímetros para Okinawa nas 24 horas seguintes e de 100 a 150 milímetros para Amami.
As autoridades alertam que a chuva pode provocar deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e rios transbordados. Eles dizem que os moradores também devem se preparar para ventos fortes, bem como para grandes ondas e tempestades ao longo da costa.
Eles estão pedindo que as pessoas verifiquem seus mapas de risco locais e se abriguem em edifícios resistentes antes que o vento e a chuva fiquem mais fortes.
Eles também dizem que os residentes devem evitar sair de casa, a menos que seja absolutamente urgente, e verificar as atualizações das autoridades locais e das autoridades meteorológicas.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am