A Agência de Pesca do Japão afirma que os níveis de trítio nos peixes capturados na usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi eram muito baixos para serem detectados, depois que o operador da usina começou a liberar água tratada e diluída da usina no oceano.
A agência vem realizando o monitoramento regular de materiais radioativos em produtos pesqueiros de Fukushima e das prefeituras vizinhas desde o acidente na usina.
As autoridades planejam realizar testes de amostragem dos níveis de trítio em peixes capturados em águas a 10 quilômetros da usina nuclear diariamente, por cerca de um mês, após o início da descarga de água na quinta-feira (24). Eles publicarão os resultados um ou dois dias depois.
No sábado, a Agência de Pesca publicou os resultados de sua primeira análise, depois de examinar uma solha-oliva e uma dourada, pescadas no dia anterior.
Os resultados mostram que os níveis de trítio nos peixes eram “não detectáveis”, pois eram inferiores a cerca de 10 becquerels por quilograma – o nível mínimo que o governo diz ser detectável nos testes.
A agência também planeja analisar peixes pescados em uma área mais ampla, em um esforço para comprovar a segurança dos produtos marinhos do Japão.
A usina de Fukushima Daiichi sofreu um derretimento triplo no terremoto e tsunami de 2011. Desde então, a água usada para resfriar o combustível derretido na usina está se misturando com a chuva e a água subterrânea, infiltrando-se nos prédios danificados do reator.
A água está sendo tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio. Antes da liberação, o operador está diluindo a água tratada para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo das diretrizes da Organização Mundial da Saúde para água potável.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am