O pianista, regente e compositor brasileiro Richard Octaviano Kogima foi definido pela crítica como criador de performances “memoráveis e reveladoras” (Gregory Sullivan, Theater Jones), “dotadas de multifacetadas nuances, transparência e extrema concentração” (Südkurier, Badische Zeitung). Richard faz a sua estreia como regente na sala São Paulo, no dia 9 de setembro com a orquestra experimental de repertório, regendo a 5a de Beethoven, uma composição de sua autoria e a Abertura Acadêmica de Brahms. Outra novidade, é que foi aceito em MasterClass, com Paavo Järvi na Estônia no mês de julho.

Atuou como solista e regente com orquestras como Musikkollegium Winterthur, Orquestra NEOJIBA, Orquestra Sinfônica de Campinas, Pre-College Orchestra Zürich, Orquestra da Universidade de São Paulo, Orquestra Filarmônica Adventsita do Brasil e Andrews Symphony Orchestra.
Laureado em diversos concursos internacionais, Richard recebeu recentemente o “Prêmio Nelson Freire” no Concurso Internacional Geza Anda, 1º Prêmio no International Paris Music Festival, Concours Internationale Flame Paris, Concurso KIWANIS de Música de Câmara, o 2º Prêmio no Concurso Latino-Americano de Florianópolis e no Concurso Duttweiler-Hug em Zurique.
Recebeu ainda o “Prêmio da Crítica por Excepcional Musicalidade” no Olga Kern International Piano Competition, e Prêmio do Público e de Melhor Performance da Obra Contemporânea no Concours International de Piano Alain Marinaro.
Richard foi convidado pessoalmente pelo maestro Herbert Blomstedt a acompanhá-lo e assisti-lo em todos os ensaios e concertos de sua turnê com as principais orquestras americanas em 2022, e recebeu dele alguns de seus mais importantes ideais musicais e pessoais.
Foi o mais jovem músico jamais apontado como regente principal do Coral Carlos Gomes, sucedendo o maestro Turíbio de Burgo. Além de seus professores, colaboraram ainda na formação artística e musical de Richard diversos artistas como Maria João Pires, Leif Ove Andsnes, Dmitri Bashkirov, Rudolf Buchbinder, Jean-Louis Steuerman, Aylton Escobar, Gil Jardim e Jean Reis.
Richard vive atualmente em Zurique, Suíça, e concluiu três Mestrados na Universidade das Artes de Zurique, respectivamente em Piano Performance e Pedagogia do Piano na classe do pianista Konstantin Scherbakov, e regência na classe de Markus Utz. Em 2013 concluiu na Universidade de São Paulo o Bacharelado em Música na classe do aclamado pianista e pedagogo brasileiro Eduardo Monteiro. Estudou ainda com Guigla Katsarava na École Normale de Musique de Paris, onde recebeu o Diplôme Supérieur d’Exécution, com Maria José Carrasqueira em sua juventude e com sua avó Helgard Ostermayer Octaviano em seus primeiros anos.
Site Oficial:https://richardkogima.com/
Instagram:https://www.instagram.com/richardkogima/
YouTube:https://www.youtube.com/@rikogima/videos
Soundcloud:https://soundcloud.com/richard-octaviano-kogima
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am