É provável que chova forte novamente nesta quarta-feira (16), em partes do Japão, uma vez que nuvens de chuva pairam sobre as regiões de Tokai e Kinki, devido à influência da tempestade tropical Lan.
A Agência Meteorológica do Japão informou que, às 3h da manhã de quarta-feira (16), a tempestade estava se movendo para o norte, sobre as águas a oeste da Península de Noto, a 20 quilômetros por hora.
A tempestade tem uma pressão atmosférica central de 990 hectopascals, com ventos de até 82,8 quilômetros por hora e rajadas de até 126 quilômetros por hora.
Em Saji, na cidade de Tottori, foram registrados 519,5 milímetros de chuva entre o meio-dia de segunda-feira e as 4 horas da manhã de quarta-feira. Isso é três vezes a quantidade típica de chuva para todo o mês de agosto.
As autoridades emitiram alertas de deslizamento de terra para partes das prefeituras de Tottori e Gifu.
As autoridades meteorológicas afirmam que o oeste e o leste do Japão poderão registrar chuvas torrenciais e trovões. Em especial, eles estão alertando sobre o aumento dos riscos de desastres na região de Tokai, já que faixas de nuvens de chuva pesada podem se desenvolver sobre a área até a manhã de quarta-feira.
A agência diz que a tempestade deve se deslocar ainda mais para o norte, sobre o Mar do Japão, e espera-se que as ondas altas continuem no leste e oeste do Japão.
As autoridades meteorológicas estão pedindo que as pessoas fiquem em alerta quanto a deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e rios cheios. As pessoas também são aconselhadas a ficarem atentas a raios e tornados.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















