Grande parte do Japão permaneceu sob o domínio de um calor escaldante neste sábado (5), com a máxima diurna na província de Fukushima chegando a 40 graus Celsius.
A Agência Meteorológica diz que o tempo ensolarado elevou as temperaturas do nordeste ao sudoeste do Japão.
A cidade de Date, em Fukushima, tornou-se a primeira cidade do país a registrar 40 graus Celsius neste verão.
Uma máxima diurna de 39,5 graus foi registrada na cidade de Sakai, província de Fukui, 39,4 graus na cidade de Toyooka, província de Hyogo, e 39 graus apenas na cidade de Maizuru, província de Kyoto. No centro de Tóquio, as temperaturas subiram acima de 35 graus pelo 16º dia do ano, igualando o recorde registrado no ano passado.
Alertas de insolação foram emitidos em 28 prefeituras em todo o país, já que se espera que o calor sufocante prevaleça no domingo (6).
Enquanto isso, uma frente de chuva ativa trouxe chuva forte intermitente para algumas partes da província de Hokkaido, no norte do país.
A cidade de Haboro registrou 165 milímetros de chuva em 72 horas, até as 18 horas de sábado. A precipitação excedeu a média de todo o mês de agosto.
As autoridades meteorológicas estão pedindo que as pessoas fiquem atentas a deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e rios transbordados.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















