A Polônia e os estados bálticos da Estônia, Letônia e Lituânia exigiram que a Bielorrússia expulse o grupo mercenário Wagner, da Rússia, de seu território.
Os ministros do interior desses países se reuniram na Polônia na segunda-feira (28), e emitiram uma declaração conjunta.
A declaração diz que os países se posicionarão conjuntamente contra qualquer tentativa da Rússia e da Bielorrússia de desestabilizar a situação na região. A declaração diz que eles podem fechar as passagens de fronteira se ocorrer um incidente. Letônia, Lituânia e Polônia fazem fronteira com Belarus.
A mídia local citou a ministra do Interior da Lituânia, Agne Bilotaite, dizendo que há critérios que podem levar ao fechamento da fronteira. A ministra disse que um dos critérios é um incidente armado na fronteira de um dos países, e que o incidente precisaria representar uma séria ameaça à segurança dos países.
Os países têm sido cautelosos com as atividades do grupo Wagner em Belarus desde junho. A declaração indica que eles manterão sua postura cautelosa contra o grupo, mesmo após a morte do líder do Wagner, Yevgeny Prigozhin.
- Tailândia e Camboja iniciam diálogo sobre fronteira - 4 de agosto de 2025 8:44 am
- China e Rússia iniciam exercícios navais no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 8:28 am
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am