A mídia ocidental afirma que os observadores climáticos da UE relataram a temperatura da superfície do mar global mais quente de todos os tempos nesta semana.
A BBC citou na sexta-feira (4), o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da UE, anunciando que as águas superficiais dos oceanos do mundo estavam a 20,96 graus Celsius esta semana – o valor mais alto desde 1979, quando os primeiros registros existentes foram feitos.
O recorde anterior de 20,95 graus foi estabelecido em 2016.
As altas temperaturas da superfície do oceano coincidiram com o desenvolvimento das condições do El Niño, em que as temperaturas da superfície do mar se tornam mais quentes do que o normal perto do equador, ao largo do Peru.
A BBC destacou que as águas mais quentes têm menos capacidade de absorver o dióxido de carbono e também podem acelerar o derretimento das geleiras, levando a um maior aumento do nível do mar.
A BBC também citou a Dra. Samantha Burgess, da Copernicus, dizendo que as temperaturas do oceano deveriam ser mais quentes em março, e não em agosto, sugerindo que as temperaturas da superfície do mar poderiam subir ainda mais de agora até março.
Este ano também foram registrados recordes de calor em terra. A Organização Meteorológica Mundial observou que, em julho, foi registrada uma temperatura máxima de 52,2 graus na Região Autônoma de Xinjiang Uygur, na China, e de 49 graus na Tunísia.
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
- China continua testando todos os limite ao invadir águas territoriais japonesas nas Ilhas Senkaku - 12 de fevereiro de 2026 12:12 am
















