Durante uma reunião com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, Aso Taro, vice-presidente do Partido Liberal Democrático, principal partido governista do Japão, expressou sua disposição de aprimorar ainda mais os laços bilaterais.
Aso, que já foi primeiro-ministro, reuniu-se com Tsai no gabinete presidencial de Taiwan na tarde de terça-feira (8).
Tsai descreveu o Japão como um importante parceiro de Taiwan e expressou sua vontade de cooperar no reforço das cadeias de suprimentos e em outras áreas de interesse mútuo.
Aso respondeu que, mesmo após o rompimento dos laços diplomáticos entre o Japão e Taiwan, sempre houve um sentimento dentro do LDP defendendo a manutenção de relações sólidas com Taiwan.
Aso disse esperar que o relacionamento entre o Japão e Taiwan seja caracterizado pelo apoio mútuo em tempos difíceis e por celebrações compartilhadas em momentos de felicidade.
As duas autoridades também teriam discutido como evacuar os cidadãos japoneses no caso de uma possível crise envolvendo Taiwan.
Antes da reunião, Aso se encontrou com o vice-presidente de Taiwan, Lai Ching-te, o candidato oficial do Partido Democrático Progressista para a próxima eleição presidencial em janeiro.
Lai enfatizou a importância de laços fortes com o Japão e os Estados Unidos.
Aso ressaltou a importância da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan, dizendo que está muito preocupado com as tensões emergentes no estreito resultantes do expansionismo da China.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am