Está em andamento no Japão uma disputa para desenvolver empilhadeiras autônomas para uso em armazéns. O objetivo é aliviar a carga dos operadores de logística e resolver a escassez de mão de obra.
A gigante da eletrônica NEC desenvolveu um sistema que transforma empilhadeiras convencionais em unidades sem motorista, equipando-as com câmeras e sensores. Os veículos podem carregar e descarregar cargas enquanto navegam por rotas predefinidas. A NEC planeja disponibilizar o sistema a partir do ano fiscal de 2024, que começa em abril próximo.
Yonetake Junichiro, funcionário da NEC, disse: “Nosso objetivo é tornar as operações de armazém mais eficientes e criar um melhor ambiente de trabalho”.
Entre as outras empresas que estão desenvolvendo empilhadeiras sem motorista estão a fabricante de autopeças Toyota Industries, a grande empresa de construção Shimizu e várias startups.
Isso ocorre no momento em que menos operadores de empilhadeiras estão entrando no mercado de trabalho. O Ministério do Trabalho do Japão afirma que cerca de 210.000 pessoas concluíram o treinamento para o trabalho no ano fiscal de 2021. Isso representa uma queda de mais de 20% em relação ao pico registrado 14 anos antes.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am