As forças ucranianas parecem ter rompido uma linha de defesa russa na região sul de Zaporizhzhia e estão tentando avançar para um centro importante mais ao sul. Segundo informações, os militares russos enviaram suas tropas aéreas de elite.
Os militares da Ucrânia disseram na segunda-feira (28), que suas tropas recapturaram Robotyne, um assentamento na região de Zaporizhzhia. Aparentemente, a Ucrânia pretende permitir que suas forças alcancem o centro rodoviário e ferroviário de Tokmak, mais ao sul.
O think tank norte-americano Institute for the Study of War disse na segunda-feira (28), que os militares russos aparentemente enviaram elementos da 76ª Divisão de Assalto Aéreo da Guarda para reforçar as posições perto de Robotyne a partir da região oriental de Luhansk. A ação indica que é provável que os combates se intensifiquem na área.
O Ministério da Defesa da Rússia disse na segunda-feira que suas Forças Aeroespaciais detectaram veículos aéreos não tripulados do MQ-9 Reaper e do RQ-4 Global Hawk dos EUA sobrevoando a parte sudoeste do Mar Negro. Segundo o ministério, os caças russos foram acionados e os UAVs de reconhecimento dos EUA mudaram a direção de voo e deixaram as áreas.
No dia anterior, o ministério anunciou a detecção de um voo do MQ-9A Reaper sobre o Mar Negro.
Recentemente, a Ucrânia realizou repetidos ataques com drones na região sul da Crimeia, anexada pela Rússia, e supostamente conduziu uma operação de pouso no local.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am