Um promotor sênior ucraniano afirma que o número de civis mortos desde o início da invasão russa, em fevereiro do ano passado, ultrapassou 10.000. Mas ele acrescenta que essa é apenas a ponta do iceberg.
O promotor falou em uma entrevista à agência de notícias Interfax-Ucrânia na quarta-feira (2).
O oficial disse que a invasão deixou 10.749 civis mortos, incluindo 499 crianças. Mas ele disse que o número real aumentará significativamente, pois continua sendo difícil confirmar o número de vítimas nas áreas ocupadas pela Rússia.
Enquanto isso, a Ucrânia e a Rússia parecem estar intensificando seus ataques usando veículos aéreos não tripulados.
Os militares ucranianos disseram na quinta-feira (3), que abateram todos os 15 drones de fabricação iraniana lançados em um ataque da Rússia. As autoridades da capital da Ucrânia, Kiev, disseram que um ataque de drone ocorreu pelo segundo dia consecutivo.
O governador da região russa de Kaluga, a sudoeste da capital, Moscou, disse na quinta-feira (3), que sete drones foram interceptados sobre sua região.
O Ministério da Defesa da Rússia acusa a Ucrânia de tentar atacar com as aeronaves não tripuladas. Ele diz que os drones não causaram vítimas ou danos estruturais.
Esse é o último de uma série recente de ataques de drones na Rússia. Vários drones entraram no distrito comercial de Moscou na terça-feira e um deles colidiu com um prédio, que já havia sido atingido por um incidente semelhante no domingo.
A Ucrânia não reconheceu seu envolvimento em nenhum dos ataques de drones na Rússia.
Mas uma reportagem do The New York Times disse no início desta semana que sua análise indicava que pelo menos três drones diferentes de fabricação ucraniana haviam sido usados em ataques dentro da Rússia, incluindo Moscou.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am