Os líderes das nações do BRICS estão realizando uma cúpula na África do Sul com foco em discussões comerciais e na possível expansão dos membros do grupo.
As cinco economias emergentes – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – iniciaram o evento de três dias na terça-feira (22), na maior cidade da África do Sul, Joanesburgo.
Seus líderes, incluindo o presidente chinês Xi Jinping e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, farão um discurso em um fórum de negócios no primeiro dia da reunião.
O presidente russo, Vladimir Putin, não participará pessoalmente da cúpula, pois o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão para ele por crimes de guerra na Ucrânia. Putin participará do evento on-line.
As nações do BRICS abrangem coletivamente cerca de 40% da população mundial e contribuem com cerca de um quarto do PIB global.
A China e a Rússia estão buscando fortalecer a estrutura do BRICS como um contrapeso aos países ocidentais. Segundo informações, mais de 20 nações estão esperando entrar para o grupo.
Na cúpula, espera-se que os líderes discutam a promoção do comércio usando suas próprias moedas, reduzindo a dependência do dólar americano, e também abordem a possível expansão do bloco do BRICS.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am