A presidente da Comissão Europeia se comprometeu a fortalecer a cooperação em segurança com as Filipinas.
Ursula von der Leyen está em uma visita oficial de dois dias às Filipinas. É a primeira visita de um líder da União Europeia em décadas de relações diplomáticas com Manila.
Von der Leyen se reuniu com o presidente Ferdinand Marcos Jr. na segunda-feira (31).
Ela se comprometeu a ajudar a reforçar as capacidades marítimas de seu país em meio à crescente assertividade da China no Mar do Sul da China.
Ela disse que a UE está pronta para fortalecer a cooperação com Manila em matéria de segurança marítima, compartilhando informações, realizando avaliações de ameaças e desenvolvendo a capacidade da Guarda Costeira das Filipinas.
A China reivindica quase todo o Mar do Sul da China. O país está aumentando sua presença militar e suas atividades marítimas na região, apesar de o Tribunal Permanente de Arbitragem em Haia ter rejeitado as reivindicações de Pequim sobre as águas em 2016.
Von der Leyen reiterou a posição da UE de que a decisão a favor de Manila é juridicamente vinculante e fornece a base para resolver pacificamente as disputas sobre o mar.
Ela ressaltou a importância de um Indo-Pacífico livre e aberto, enfatizando que isso também é fundamental para a paz e a estabilidade na Europa.
Von der Leyen e Marcos discutiram uma série de outras questões, incluindo comércio, mudanças climáticas e direitos humanos.
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am
- Toyota reduz previsão de lucro anual - 8 de agosto de 2025 6:49 am
- Caças F-35B chegam ao Japão em meio a críticas locais - 8 de agosto de 2025 6:37 am