Espera-se que o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, se reúna com representantes do setor pesqueiro já nesta segunda-feira (21), para discutir a liberação de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima no mar.
Kishida visitou a usina de Fukushima Daiichi no domingo (20), para inspecionar os preparativos para a liberação da água.
Ele disse que seu governo como um todo tomará decisões sobre o momento da liberação com base no status dos esforços para garantir a segurança e lidar com a desinformação prejudicial.
A água que foi usada para resfriar o combustível derretido na usina de Fukushima Daiichi se misturou com a chuva e a água subterrânea durante o armazenamento. A água acumulada foi tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.
O governo planeja diluir a água tratada para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo do nível considerado permissível pelas diretrizes da Organização Mundial da Saúde para água potável antes de liberá-la no mar.
Mas as pessoas do setor pesqueiro continuam se opondo ao plano. Espera-se que Kishida se reúna com autoridades seniores da Federação Nacional de Associações Cooperativas de Pesca e de cooperativas de pesca locais na província de Fukushima já na segunda-feira para obter sua compreensão.
Em 2015, o Ministério da Indústria disse à Federação das Associações de Cooperativas de Pesca da Província de Fukushima que não iria prosseguir com a liberação sem obter o entendimento das partes interessadas.
Espera-se que Kishida tente fazer isso explicando os esforços do governo para garantir a segurança e proteger a reputação do setor pesqueiro local.
O governo planeja convocar uma reunião de ministros relevantes nesta semana para determinar a data de início da liberação da água.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am