O governo japonês entrou na fase final da implementação de um plano para liberar no oceano a água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está em colapso. O objetivo do governo é começar a liberar a água já na quinta-feira (24).
O primeiro-ministro Kishida Fumio disse que observou algum progresso na compreensão do plano pelo setor pesqueiro do Japão.
Ele fez o comentário após se reunir com Sakamoto Masanobu, chefe da Federação Nacional das Associações de Cooperativas de Pesca, e outros representantes na segunda-feira (21).
Na reunião, Kishida pediu que eles entendessem o plano. Ele disse que, como o Estado assumirá o comando da liberação planejada, ela será realizada com segurança.
O primeiro-ministro também explicou que as medidas necessárias continuarão a ser tomadas pelo governo para que os pescadores possam continuar a exercer seu ofício com segurança.
Ele disse que o governo assumirá total responsabilidade pela liberação da água, mesmo que a tarefa se estenda por várias décadas.
Sakamoto disse que continua se opondo à liberação da água tratada, argumentando que o plano não conquistou a compreensão do público.
Ele disse que as observações de Kishida sobre o compromisso de longo prazo do governo, mesmo que se estenda por várias décadas, têm peso.
Mas ele expressou preocupação com os rumores prejudiciais, dizendo que a segurança científica e a percepção social da segurança são duas coisas diferentes.
Após a reunião, Kishida disse aos repórteres que se encontrou pessoalmente com o chefe da Federação Nacional das Associações de Cooperativas de Pesca e foi informado de que as pessoas do setor agora têm uma melhor compreensão do plano.
Ele disse que o mais importante é continuar a se comunicar com o setor. Ele disse que o governo marcará reuniões de acompanhamento para que possa apoiá-los em cada etapa do processo.
O governo planeja convocar uma reunião de ministros relevantes na manhã de terça-feira para decidir a data de liberação da água tratada.
A chuva e as águas subterrâneas se misturam com a água usada para resfriar o combustível derretido na usina. A água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.
O governo japonês planeja diluir a água tratada para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo das diretrizes da Organização Mundial da Saúde para a qualidade da água potável antes de liberá-la no mar.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am