O principal porta-voz do governo do Japão disse que dois cidadãos japoneses foram evacuados do estado do Níger, no oeste da África, após um golpe no mês passado.
O secretário-chefe do Gabinete, Matsuno Hirokazu, disse na quarta-feira (2), que dois japoneses que estavam hospedados na capital Niamey partiram para Paris em um voo organizado pela França, um dia antes, juntamente com um membro da família que não é japonês.
Matsuno disse que o governo tem entrado em contato com cerca de 10 outros cidadãos japoneses que ainda estão no Níger. Ele disse que o governo está trabalhando para garantir a segurança deles.
Ele acrescentou que o governo elevou seu alerta de viagem para Niamey para 3 em uma escala de 4 níveis. Os cidadãos japoneses agora são aconselhados a cancelar suas viagens.
Matsuno expressou sua gratidão à França e a todas as outras partes envolvidas na evacuação de terça-feira. Ele prometeu que o governo japonês coordenará estreitamente com os países relevantes e fará todo o possível para ajudar os cidadãos japoneses.
No Níger, uma unidade militar deu um golpe e destituiu o presidente pró-ocidental em julho. Em Niamey, as pessoas saíram às ruas em protesto contra a França, antigo governante colonial do país. Em meio à agitação generalizada, a França e a Itália estão se preparando para evacuar seus cidadãos.
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am
- Toyota reduz previsão de lucro anual - 8 de agosto de 2025 6:49 am
- Caças F-35B chegam ao Japão em meio a críticas locais - 8 de agosto de 2025 6:37 am