O Japão e a Ucrânia iniciaram um diálogo entre suas autoridades financeiras. Os dois lados confirmaram que o Japão aumentará ainda mais a cooperação econômica com a Ucrânia em meio à invasão da Rússia no país.
As conversações ocorreram em Kiev na quarta-feira (2). A delegação japonesa foi liderada pelo Vice-Ministro das Finanças para Assuntos Internacionais, Kanda Masato. O lado ucraniano foi liderado pelo Ministro das Finanças, Sergii Marchenko.
Uma declaração conjunta diz que o Japão reafirmou seu compromisso de garantir que a Ucrânia tenha o apoio econômico de que necessita. Os dois lados concordaram em fortalecer ainda mais a cooperação bilateral.
O lado japonês também reafirmou a determinação dos líderes do G7 em garantir que a Rússia pague pela reconstrução de longo prazo da Ucrânia. As autoridades disseram que o Japão reforçará seus esforços para atingir esse objetivo.
Os dois lados concordaram em manter um diálogo contínuo para fortalecer os laços bilaterais.
A reunião presencial em Kiev teve como objetivo construir um relacionamento mais próximo entre as autoridades financeiras dos dois países e mostrar o apoio inabalável do Japão à Ucrânia, como presidente do G7 neste ano.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















