O governo brasileiro afirma ter concordado com o Japão sobre a isenção recíproca de vistos de permanência de curto prazo, permitindo que turistas de ambos os países visitem o país sem visto.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou na quarta-feira (9), que as medidas de isenção de visto estarão em vigor a partir de 30 de setembro por um período de três anos.
A isenção se aplica àqueles que visitam os países um do outro por até 90 dias.
Em 2019, o governo do então presidente Jair Bolsonaro dispensou a exigência de visto para viajantes de quatro países, incluindo o Japão e os Estados Unidos, em uma tentativa de impulsionar o setor de turismo do Brasil.
O Japão continuou a exigir vistos dos brasileiros que entram no país para estadias de curto prazo.
Para evitar o fim da isenção de visto, o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, prometeu ao presidente Lula, durante sua visita ao Japão em maio, que o país iniciaria os procedimentos para introduzir as mesmas medidas para os brasileiros.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou que “a isenção contribuirá para fortalecer os laços humanos e as relações entre os dois países no ano em que se comemora o 115º aniversário da imigração japonesa no Brasil”.
- Japão quer usar IA para prever tufões com mais precisão - 18 de julho de 2025 11:22 am
- Especialistas japoneses treinam ucranianos contra minas terrestres - 18 de julho de 2025 11:12 am
- Japão resiste à pressão tarifária dos EUA e mantém diálogo - 18 de julho de 2025 10:58 am