O Ministério da Agricultura do Japão planeja incentivar as empresas nacionais a investir em instalações de armazenamento de produtos agrícolas no exterior. Isso ocorre em meio às crescentes preocupações com a segurança alimentar.
Os suprimentos globais de alimentos estão sendo prejudicados pela invasão da Ucrânia pela Rússia e por outros fatores. O ministério quer garantir que o Japão possa continuar a obter suprimentos estáveis de grãos e ração.
Quando as empresas japonesas consideram fazer investimentos em instalações de armazenamento ou centros de logística no exterior, elas realizam investigações para determinar se os projetos previstos serão lucrativos. O ministério afirma que cobrirá metade do custo dessas investigações.
O ministério planeja solicitar cerca de 200 milhões de ienes, ou cerca de 1,37 milhão de dólares, em sua solicitação de orçamento para o ano fiscal de 2024 para pagar as despesas. O ano fiscal de 2024 começa em abril.
O Japão depende de importações de trigo, colza (óleo de canola) e milho que são usados para alimentar o gado. Os preços dessas importações estão subindo desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia. Isso tem colocado uma grande pressão sobre os agricultores e consumidores japoneses.
- Arroz recém-colhido no Japão tem alta de 60% no preço - 13 de agosto de 2025 8:44 am
- Ex-primeira-dama da Coreia do Sul é presa - 13 de agosto de 2025 8:15 am
- Um sopro de vida e esperança: Mônica Belli lança “É a Vida Baby” - 13 de agosto de 2025 3:06 am