O governo da Índia informou na quinta-feira (3), que regulamentará as importações de laptops, tablets e PCs. A medida pode atingir duramente as empresas estrangeiras de tecnologia e forçá-las a expandir a fabricação local.
Os principais vendedores estrangeiros incluem Apple, Dell e Samsung.
As regulamentações atuais permitem que as empresas importem esses dispositivos livremente, mas a nova regra exige uma licença especial para eles. Isso significaria uma longa espera por novos modelos.
A temporada festiva de Diwali, no outono, normalmente registra um aumento nas vendas de aparelhos eletrônicos, mas a nova regulamentação pode causar escassez desses produtos ou torná-los mais caros.
O governo não deu nenhuma razão para a medida mais recente, mas o primeiro-ministro, Narendra Modi, tem se esforçado para transformar seu país em um centro de manufatura com o plano “Make in India”.
Analistas afirmam que a medida do governo também tem como objetivo reduzir os suprimentos da China devido a preocupações com a segurança. As relações entre Nova Délhi e Pequim se deterioraram desde os confrontos na fronteira em 2020.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















