As autoridades alfandegárias da China afirmam que o valor das importações de frutos do mar do Japão caiu cerca de 30% no mês passado em relação ao ano anterior.
Um relatório divulgado na sexta-feira (18), mostra que as importações chinesas de produtos marinhos japoneses totalizaram cerca de 32 milhões de dólares em julho.
As autoridades chinesas intensificaram os exames de radiação dos frutos do mar japoneses em função do plano de Tóquio de liberar no oceano a água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está em colapso.
Mas os produtos, agora, estão sendo retidos na alfândega chinesa por mais tempo, o que afeta negativamente o frescor. Alguns operadores de restaurantes japoneses na China estão usando produtos nacionais.
O Ministério da Agricultura e Pesca do Japão afirma que as exportações de frutos do mar para a China em 2022 totalizaram cerca de 600 milhões de dólares. Esse valor é maior do que o de qualquer outro país.
As autoridades japonesas estão finalizando o cronograma para liberar a água da usina nuclear. Os observadores temem que o governo chinês possa tomar outras medidas.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am