Um grupo de advogados no Japão pediu ao governo que conceda permissão especial para residência a todas as crianças estrangeiras que vivem no país sem status de residente, independentemente de atenderem a condições específicas.
Os advogados e os estrangeiros sem status de residência realizaram uma manifestação em Tóquio na sexta-feira (25), defendendo mudanças em um programa do governo referente à residência para crianças estrangeiras e seus pais. Esse sistema foi criado após uma revisão da lei de imigração do Japão em junho.
De acordo com o plano do governo, crianças do ensino fundamental até o ensino médio que nasceram e foram criadas no Japão receberão residência, juntamente com seus pais, se a criança desejar permanecer no país e os pais não tiverem registros criminais graves.
A Agência de Serviços de Imigração estima que, entre as cerca de 200 crianças menores de 18 anos sem residência, 70 a 80% receberiam permissão de acordo com esse plano.
Embora os participantes da manifestação de sexta-feira tenham visto o plano do governo como um avanço, eles ressaltaram que algumas crianças ainda correm o risco de serem deportadas devido ao fato de seus pais permanecerem no país por mais tempo.
Uma estudante de ensino médio de 16 anos, do Oriente Médio, disse que não seria elegível porque migrou para o Japão aos seis anos de idade.
Ela também disse que não pode trabalhar para economizar dinheiro para a faculdade. Ela pediu ao governo que estendesse a permissão a todas as crianças, não apenas àquelas nascidas no Japão.
O advogado Ibusuki Shoichi pediu medidas abrangentes, dizendo que o plano atual exclui indivíduos que chegaram ao Japão quando eram crianças pequenas e aqueles que já atingiram a idade adulta, levando a consequências discriminatórias para essas crianças relevantes.
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am