A Ucrânia confirmou que altos funcionários do G7, bem como de nações emergentes e em desenvolvimento, se reunirão na Arábia Saudita em breve para discutir a proposta de paz de Kiev.
O chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Andriy Yermak, anunciou através da mídia social na quarta-feira (2), que a preparação está em andamento para a reunião de conselheiros de segurança nacional.
Ele disse que as autoridades discutirão a fórmula de paz de 10 pontos do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy. A proposta inclui a retirada das tropas russas.
Yermak diz que uma paz justa deve ser estabelecida com base na Carta da ONU e nos termos da Ucrânia.
Fontes diplomáticas afirmam que as conversações serão realizadas na cidade de Jeddah, no oeste da Arábia Saudita, no sábado e no domingo.
A reunião será a segunda do gênero, após conversações semelhantes na Dinamarca em junho.
Autoridades de segurança do G7, bem como de nações emergentes e em desenvolvimento, chamadas coletivamente de Sul Global, incluindo Índia, Brasil e Turquia, participaram da primeira reunião.
Yermak diz que as autoridades ucranianas também estão em contato com os embaixadores posicionados na Ucrânia. Ele diz que seu país tem como objetivo final lançar uma cúpula com líderes mundiais para implementar sua proposta de paz.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















