A Austrália e as Filipinas realizaram seu primeiro exercício conjunto de desembarque anfíbio. Isso ocorre em um momento em que o Mar do Sul da China continua a ser um foco de tensões na região.
O exercício foi realizado no oeste da Ilha de Luzon, de frente para o Mar do Sul da China, onde a China tem se tornado mais assertiva. As duas forças armadas praticaram desembarques anfíbios e ataques aéreos. Eles simularam uma operação para retomar ilhas remotas com a ajuda dos fuzileiros navais dos EUA.
O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., observou os exercícios, assim como o ministro da Defesa da Austrália, Richard Marles. Uma declaração conjunta disse que os dois países se comprometeram, novamente, a planejar patrulhas conjuntas no Mar do Sul da China. Eles reafirmaram sua intenção de elevar o relacionamento a “uma parceria estratégica”.
Canberra e Manila parecem estar enfatizando a cooperação antes de uma cúpula de líderes programada para o próximo mês na capital filipina.
Os problemas têm sido cada vez mais comuns no Mar do Sul da China. No início deste mês, um navio da guarda costeira chinesa disparou canhões de água contra embarcações filipinas em águas disputadas.
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am