Agosto é a época em que muitos japoneses prestam homenagem a seus antepassados. Mas os ex-residentes de quatro ilhas controladas pela Rússia não têm permissão para visitar os túmulos de suas famílias nos Territórios do Norte. Assim, dezenas deles e seus familiares fizeram orações em uma cerimônia realizada no mar.
Sessenta e oito pessoas partiram do porto de Nemuro, em Hokkaido, na manhã de segunda-feira (28), a bordo de um navio construído especificamente para os ex-residentes das ilhas visitarem os territórios.
Yamamoto Shigeki, chefe de uma associação que trabalha para resolver as questões dos Territórios do Norte, disse que a situação continua difícil.
Ele disse que espera que os participantes possam homenagear seus ancestrais em locais o mais próximo possível de suas cidades natais.
O navio parou atrás da chamada linha mediana entre a Península de Nemuro e as ilhas disputadas, antes de retornar ao porto à tarde.
A cerimônia de segunda-feira é a primeira de seis eventos desse tipo programados para serem realizados até 30 de setembro. Cerca de 400 pessoas de todo o Japão devem participar.
Este é o segundo ano consecutivo em que uma cerimônia no mar é realizada.
Os ex-residentes costumavam ter permissão para visitar as ilhas sem visto, mas isso foi suspenso desde a invasão da Ucrânia pela Rússia no ano passado. Não se sabe quando elas poderão ser retomadas.
A Rússia controla as quatro ilhas. O Japão as reivindica.
O governo japonês afirma que as ilhas são uma parte inerente do território nipônico. Ele afirma que as ilhas foram ocupadas ilegalmente após a Segunda Guerra Mundial.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am