O governo dos Estados Unidos informou que convidou formalmente o recém-nomeado Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, para ir a Washington. O diplomata veterano reassumiu o cargo depois que seu antecessor, Qin Gang, foi demitido no mês passado.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, disse aos repórteres na terça-feira (1), que o convite que havia sido feito anteriormente a Qin foi estendido a Wang durante uma reunião de diplomatas seniores de ambos os países em Washington um dia antes.
Em junho, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, visitou Pequim e acertou com o então ministro das Relações Exteriores da China, Qin, sua visita a Washington. Mas Qin foi posteriormente demitido de seu cargo e substituído por Wang.
Miller disse que a data da visita de Wang ainda não foi definida, acrescentando que os Estados Unidos esperam que a China aceite o convite.
Miller enfatizou o compromisso de Washington com a continuidade do diálogo com Pequim. Ele disse que as questões nas quais os EUA precisam cooperar com a China são tão importantes quanto “as questões nas quais precisamos levantar preocupações com eles”.
O presidente dos EUA, Joe Biden, expressou sua esperança de manter conversações com o presidente chinês Xi Jinping.
O governo dos EUA aparentemente espera estabelecer as bases para uma possível reunião de cúpula entre os dois líderes durante a visita de Wang.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















