25 C
Kóka
sexta-feira, 8 agosto, 2025 7:31: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Diplomatas dos EUA e da China podem ter discutido a visita do novo Ministro das Relações Exteriores da China aos EUA

Diplomatas seniores dos Estados Unidos e da China se reuniram e discutiram uma série de questões, possivelmente incluindo uma visita aos EUA do novo Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.

Diplomatas seniores dos Estados Unidos e da China se reuniram e discutiram uma série de questões, possivelmente incluindo uma visita aos EUA do novo Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.

O Departamento de Estado dos EUA anunciou que o Secretário de Estado Assistente para Assuntos do Leste Asiático e do Pacífico, Daniel Kritenbrink, reuniu-se com o chefe do Departamento de Assuntos da América do Norte e da Oceania do Ministério das Relações Exteriores da China, Yang Tao, em Washington, na segunda-feira.

O comunicado de imprensa do departamento descreveu a discussão como “parte dos esforços contínuos para manter linhas abertas de comunicação e gerenciar com responsabilidade o relacionamento bilateral”.

Os dois lados também trocaram opiniões sobre questões bilaterais, regionais e globais, incluindo as relativas à Ucrânia e a Taiwan.

Quando o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, visitou Pequim em junho, ele concordou em aceitar uma visita do então Ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, a Washington. Mas Qin foi removido de seu cargo em julho.

O antecessor de Qin, Wang Yi, que é o membro do bureau político do Partido Comunista encarregado da diplomacia, assumiu novamente o cargo de ministro das Relações Exteriores.

Kritenbrink e Yang podem, portanto, ter feito os preparativos para a visita de Wang aos EUA.

Blinken expressou seu desejo de dialogar com a China para estabilizar as relações bilaterais. Observando que conhece Wang há mais de uma década, Blinken sugeriu que eles se darão bem, como já fizeram antes.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img