O crescimento econômico na maioria das principais nações do Sudeste Asiático desacelerou ou permaneceu nos mesmos níveis no segundo trimestre deste ano.
O PIB da Tailândia cresceu 1,8% no trimestre de abril a junho, em comparação com o mesmo período do ano passado. Embora o PIB tenha permanecido em território positivo, a taxa de crescimento diminuiu em relação ao trimestre anterior.
O setor manufatureiro do país está em queda, pois as exportações de veículos e instrumentos de precisão para a China, os EUA e a Europa permanecem em níveis baixos.
A economia da Indonésia, que é a maior da região, apresentou um crescimento de 5,2% em relação ao ano anterior.
Da mesma forma, as Filipinas registraram crescimento de 4,3%, a Malásia, 2,9%, e Cingapura, 0,5%. O ritmo de aumento diminuiu ou permaneceu em níveis semelhantes aos do trimestre anterior.
Diante desse cenário, os governos da Tailândia e de Cingapura revisaram para baixo suas projeções de crescimento anual para este ano.
Como a queda do mercado imobiliário está se prolongando na China, a preocupação com uma desaceleração econômica no Sudeste Asiático está ficando mais forte devido aos estreitos laços econômicos da região com a China.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am

