A Marinha da Coreia do Sul, a Força Marítima de Autodefesa do Japão e a Marinha dos EUA realizaram um exercício conjunto de defesa contra mísseis em águas internacionais ao sul da Península Coreana.
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse que os participantes do exercício de terça-feira (29), realizaram procedimentos de rastreamento de mísseis balísticos e compartilhamento de informações, com base em um cenário em que a Coreia do Norte disparou um míssil.
O exercício foi realizado em resposta ao aumento da ameaça representada pela Coreia do Norte, incluindo a tentativa da semana passada de lançar o que Pyongyang afirmou ser um satélite militar.
Uma imagem divulgada pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul mostrou três destróieres Aegis – um de cada país – navegando lado a lado.
O ministério diz que os três países testaram um sistema de compartilhamento de informações em tempo real para lançamentos de mísseis. Eles planejam implantar o sistema até o final do ano.
Também disse que os três países trabalharão juntos para fortalecer sua prontidão e capacidade de combater a ameaça representada pelos programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am