A China diz que suspenderá as pesadas tarifas sobre a cevada da Austrália, em um sinal de que as tensões comerciais entre os dois países estão diminuindo.
O Ministério do Comércio da China disse que suspenderá as tarifas a partir de sábado (5).
Na sexta-feira (4), o ministro do comércio australiano, Don Farrell, saudou a medida, observando que os produtores e exportadores de cevada de seu país agora poderão entrar novamente no mercado chinês, sem tarifas.
Ele descreveu o cancelamento das tarifas como “outro passo muito positivo na retomada total do comércio normal entre a Austrália e a China”.
A China impôs tarifas de 80,5% sobre a cevada australiana em 2020, dizendo que os preços eram injustamente baixos. A ação foi vista como uma retaliação ao pedido do então primeiro-ministro Scott Morrison de uma investigação independente sobre as origens da pandemia do coronavírus.
O Ministério do Comércio da China disse que as medidas não são mais necessárias, pois a situação no mercado doméstico de cevada mudou. Pequim está aparentemente tentando melhorar os laços com Canberra para reconstruir sua economia estagnada.
A Austrália também disse na sexta-feira que vai retirar a queixa que apresentou à Organização Mundial do Comércio em resposta ao aumento das tarifas sobre a cevada.
- Japão recebe novo radar dos EUA para navios Aegis - 13 de março de 2026 2:27 pm
- ONU: Sequestro de crianças ucranianas pela Rússia é crime de contra a humanidade - 13 de março de 2026 1:48 pm
- Veículo atinge sinagoga em Michigan com possíveis explosivos - 13 de março de 2026 1:39 pm























