O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China reiterou a oposição de seu país ao plano do Japão de liberar no oceano a água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está com problemas.
Wang Wenbin disse aos repórteres durante uma reunião regular na quarta-feira (23), que a China pede ao Japão que cancele o plano e trate das preocupações dos países vizinhos de forma sincera.
Ele disse que se o Japão agir arbitrariamente, terá que arcar com uma responsabilidade histórica.
Um repórter apontou, citando a mídia japonesa, que a quantidade de trítio, um tipo de substância radioativa, na água residual liberada pelas usinas nucleares chinesas em 2021 excedeu o nível máximo de trítio na água tratada a ser descarregada pelo Japão.
Wang respondeu, enfatizando que “a água contaminada nuclear de Fukushima” passou por um colapso nuclear, o que é diferente da liberação usual de usinas nucleares.
- Taxa de desemprego no Japão se mantém em 2,5% em maio - 28 de junho de 2025 6:26 am
- G7 isenta EUA de imposto mínimo global para empresas - 28 de junho de 2025 5:53 am
- Dois homens são encontrados mortos após suspeita de ataque de javali - 28 de junho de 2025 4:49 am