A principal autoridade da China para assuntos de Taiwan se reuniu com o vice-chefe do maior partido de oposição de Taiwan. A reunião é vista como uma tentativa de fortalecer os laços na corrida para a eleição presidencial de Taiwan em janeiro.
Song Tao, diretor do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, reuniu-se com Andrew Hsia, vice-presidente do Kuomintang, ou KMT, na província chinesa de Shanxi, na quarta-feira (30).
A agência de notícias estatal chinesa Xinhua cita Song como tendo dito que “as forças separatistas da independência de Taiwan estão conspirando com forças externas”, o que “prejudica a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”.
Ele acrescentou: “Taiwan está enfrentando uma grande escolha entre a paz e a guerra, e entre a prosperidade e a recessão”.
Song também disse que o lado do continente trabalhará com o KMT e outros partidos políticos, organizações e pessoas relevantes de todas as esferas da vida “para trazer as relações entre o Estreito de Taiwan de volta ao caminho certo do desenvolvimento pacífico”.
Hsia teria dito: “O KMT está disposto a continuar fortalecendo os intercâmbios e a cooperação com o continente e a promover o desenvolvimento pacífico das relações entre o Estreito e a China”.
O Kuomintang escolheu um candidato pró-Pequim, o prefeito da cidade de Nova Taipei, Hou Yu-ih, para a eleição presidencial, e pretende recuperar o poder pela primeira vez em oito anos.
Terry Gou, fundador da Hon Hai Precision Industry, também conhecida como Foxconn, anunciou sua intenção de concorrer como independente após ser rejeitado pelo KMT.
O Partido Democrático Progressista, no poder, nomeou o vice-presidente Lai Ching-te como seu candidato. Outra força de oposição, o Taiwan People’s Party, escolheu Ko Wen-je para concorrer à corrida presidencial.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















