Dois caças F-35 da Força Aérea de Autodefesa do Japão, Japan’s Air Self-Defense Force – JASDF, aterrissaram em uma base militar no norte da Austrália, sendo a primeira vez que o Japão envia esse tipo de aeronave para o exterior.
Os aviões chegaram à Base Tindal da Real Força Aérea Australiana no sábado (26). Cerca de 60 pessoas, incluindo soldados australianos, receberam os pilotos japoneses.
A JASDF adquiriu os caças F-35 stealth de última geração em 2017.
Um novo acordo entre Tóquio e Canberra, que visava fortalecer a cooperação bilateral de segurança, entrou em vigor em 13 de agosto. O procedimento para o pessoal da JASDF entrar na Austrália foi simplificado de acordo com o convênio.
Os dois caças retornarão ao Japão na terça-feira (29), acompanhados por seis caças F-35 australianos, para participar de um exercício conjunto no Japão.
Martin Parker, da Real Força Aérea Australiana, enfatizou a importância do exercício conjunto para os militares australianos, dizendo que ele ajudará a aprofundar ainda mais a cooperação bilateral.
Okamoto Kazuhito, da Força Aérea de Autodefesa, disse que o fortalecimento da cooperação entre os dois países em todos os níveis é extremamente importante para a realização de um Indo-Pacífico livre e aberto.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am