O presidente dos EUA, Joe Biden, deve visitar o Vietnã no próximo mês para conversar com os principais líderes. Ele quer estreitar os laços com o país para combater a China, que os EUA consideram seu maior concorrente.
A Casa Branca disse na segunda-feira (28), que Biden viajará para Hanói em 10 de setembro. A visita ocorrerá depois que Biden participar de uma cúpula do G20 na Índia.
A Casa Branca diz que Biden se reunirá com o líder supremo do Vietnã, o secretário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong, para discutir maneiras de aprofundar ainda mais a cooperação bilateral.
Os tópicos que serão discutidos incluem a promoção do crescimento econômico no Vietnã, mudanças climáticas e como aumentar a paz, a prosperidade e a estabilidade na região.
O site de notícias políticas dos EUA, Politico, diz que Biden planeja assinar um acordo de parceria estratégica com o Vietnã com o objetivo de impulsionar a cooperação diplomática, econômica e tecnológica. Ele diz que o acordo marcará uma atualização nos laços entre os EUA e o Vietnã.
O Vietnã tem fortes relações econômicas com a China. Mas os dois países estão em desacordo sobre as reivindicações territoriais no Mar do Sul da China.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am