A Força Aérea de Autodefesa do Japão, Japan Air Self-Defense Force – JASDF, e a Força Aérea Italiana demonstraram à mídia seu primeiro exercício conjunto.
O exercício começou na segunda-feira (7), na Base Aérea de Komatsu, na província de Ishikawa, na costa do Mar do Japão.
Os caças F-15 do Japão e os caças F-35 da Itália, além de outras aeronaves militares, demonstraram as decolagens para a mídia, a partir da base, na terça-feira (8).
O comandante japonês, do Comando de Defesa Aérea, Suzuki Yasuhiko, e o comandante italiano do Comando da Frota Aérea, Alberto Biavati, realizaram uma coletiva de imprensa posteriormente.
Suzuki disse que os exercícios conjuntos envolvendo jatos de combate japoneses e italianos deram seu primeiro passo. Ele disse que deseja enriquecer ainda mais os programas de exercícios no futuro.
Biavati disse que acredita que os exercícios se tornaram um bom passo estratégico para que os dois países tornem sua cooperação mais frutífera. Ele expressou sua esperança de ir ao Japão novamente para compartilhar tecnologias.
Desde o outono do ano passado, a ASDF vem realizando seus primeiros exercícios conjuntos com a Alemanha, a Índia e a França.
Os observadores dizem que a ASDF quer fortalecer os laços com esses países, tendo em mente as forças armadas chinesas, que vêm intensificando suas atividades.
Os exercícios Japão-Itália vão até quinta-feira.
- Preço de imóveis usados em Tóquio atinge recorde histórico - 19 de fevereiro de 2026 9:58 pm
- Universidades japonesas ampliarão vagas para estrangeiros - 19 de fevereiro de 2026 9:44 pm
- Ex-presidente sul-coreano Yoon é condenado à prisão perpétua - 19 de fevereiro de 2026 9:38 pm




















