O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, expressou sua frustração com os aliados ocidentais que atrasaram o prometido treinamento dos pilotos ucranianos.
Zelenskyy se reuniu com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, na capital ucraniana, Kiev, no sábado (1), dia em que a Espanha assumiu a presidência do Conselho da União Europeia.
Em uma coletiva de imprensa conjunta, Zelenskyy disse que a Rússia está representando uma séria ameaça, alegando que, aparentemente, está pronta para provocar uma explosão localizada na usina nuclear de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia.
Zelenskyy reiterou o pedido da Ucrânia para que seus aliados ocidentais forneçam aviões de combate F-16. Ele disse que seu país havia concordado com os aliados sobre o treinamento de pilotos ucranianos, mas que ainda não havia sido definido um cronograma.
Zelenskyy disse que não entende por que alguns dos parceiros estão demorando tanto.
O comandante-em-chefe da Ucrânia, general Valerii Zaluzhnyi, também expressou frustração com os apoiadores ocidentais de Kiev quando foi questionado sobre o início mais lento do que o esperado das contraofensivas ucranianas em uma entrevista ao The Washington Post publicada na sexta-feira (30).
Zaluzhnyi se referiu às perdas no campo de batalha dizendo: “Isso não é um show. Todos os dias, cada metro é dado por sangue”. Ele enfatizou que os suprimentos de armas e munições das nações ocidentais não estão chegando à Ucrânia com rapidez suficiente.
O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse em sua atualização de inteligência no sábado que, desde cerca de 23 de junho, as forças ucranianas quase certamente recomeçaram a enviar pessoal para a margem leste do rio Dnipro na região de Kherson, perto de uma ponte em ruínas.
Mas o Ministério da Defesa da Rússia argumentou que suas tropas repeliram as forças ucranianas na região.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am

